.: objetivo

O Objetivo desse manual é fornecer a você uma maneira prática simples e eficaz de gerenciar seus compromissos e ganhar produtividade e tempo, utilizando ferramentas intuitivas, não onerosas e fáceis de utilizar!

.: sou livre desde pequeno!

A grande vantagem é que você não irá gastar um tostão para aprender a utilizar essa poderosa ferramenta de produtividade, composta basicamente de um CONCEITO e materiais de papelaria e escritório. Alguns itens poderão ser facilmente encontrados nas "boas casas do ramo" e outros no quarto da sua irmã!

Você poderá alterar livremente e adaptar esse método da forma que mais lhe interessar ou como lhe for mais produtivo! Incremente e conte suas experiências!

Peço apenas que você respeite as regras e envie um mail para que eu possa compartilhar informações, dicas ou updates!
Envie um mail para: contato (a) temperoverde ponto com ponto br

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Copyleft 20.01.2008 - Rafael Donelli

.: motivação

Como diz a frase, "a gente só se dá conta da importância depois que perde!" Pois eu vendi meu Palm Vx há alguns meses e agora, assumindo algumas resposabilidades da agenda do meu coordenador, me vi obrigado a criar um método relâmpago de organização.

.: conceito

O conceito é importante para você entender logo de cara tudo que você precisa saber sobre como gerir seus compromissos:

1. Tudo é LISTA

2. Entenda as cores

3. Sem uma filosofia, os itens 1 e 2 não funcionam!

.: o que você vai precisar


Um bloco de 200 páginas, 10x14cm

Alguns clipes, coloridos pra ficar joiado
 

Uma cartelinha de Post-It FLAGS

Uma lapiseira (ou caneta)

Um Kit joiado deve custar uns 30 contos, mas você pode conseguir por menos, se pegar alguns materiais emprestados de sua irmã, vizinha gatinha ou amiga de trabalho!

.: como fazer

A maneira mais simples de iniciar é colocar a mão na massa com alguma coisa urgente pra fazer! Eu tinha algumas pendências que deveriam ser resolvidas com urgência, daquele tipo de coisa faça ou está demitido! Então, pegue uma página de seu caderno e cole um Post-It para indicar o problema. Aqui vale a primeira dica: anote no Post-It o que você quer guardar naquele "endereço de memória"! No meu caso, queria guardar coisas da firma, o CRCRS.
DICA: RESPEITE AS CORES!
Como os problemas eram urgentes e deveriam ser resolvidos, a bandeirinha é VERMELHA!

Utilize o vermelho para tudo que é urgente e deve ser resolvido o mais breve possível. Não marque datas, horários ou outras coisas assim, afinal é meramente urgente e deve ser resolvido!

Lembre-se anote como se fosse uma lista de coisas a fazer, afinal, TUDO É LISTA!


No exemplo acima temos 3 anotações, cada uma com uma série de subitens ou, se você preferir, uma lista de listas! :D O importante aqui é que os itens não possuem horário ou data, apenas existem para serem resolvidos!

Assim que um item é resolvido ele é marcado com um "tique gigante", que se sobrepoe por todo o item cumprido. Ao lado direito superior do item eu anoto a data de finalização, com um quadro ao seu redor.

Quando um item é resolvido e dá origem a uma nova ação que deve ser acompanhada, essa ação deve ser classificada e listada (TUDO É LISTA) em uma categoria de cores que seja adequada:

Portanto, siga a sua intuição para as cores!


No exemplo acima você pode ver alguns compromissos com margem (Post-It amarelo) que foram concluídos e um em aberto! Perceba que o item em aberto tem uma previsão de execução (data, com caixa aberta).

É importante observar que tudo isso faz parte de um todo maior, regido pela FILOSOFIA! Você deve utilizar as listas e cores de acordo com seu conjunto de crenças e valores, ou aquilo que chamo de folosofia.

.: filosofia

Mas a solução é super StarWars: tem toda uma filosofia para seu funcionamento. Não que você deva utilizar exatamente a minha filosofia, mas para mim funciona bem:

1. Nós não escondemos nossos problemas: o pessoal do projeto Debian tá careca de saber, mas é importante aceitar que as coisas não deram certo e avisar seu superior das providências a serem tomadas. Identifique os problemas e avise os envolvidos tão logo tenha acontecido e busque um conjunto de soluções plausíveis antes de sua primeira reunião com seu gerente!

2. CORAGEM: parte da filosofia adotada pelo pessoal de Extreme Programming e discutida muitas vezes com o mestre José Costa Daza Tejada nas reuniões de final de ano do MFB, CORAGEM quer dizer simplesmente que você deve ter CORAGEM PARA ASSUMIR SEUS ATOS e principalmente DECIDIR quando há necessidade e ASSUMIR o que foi feito.

3. Firme e maleável: é o que fala o I Ching sobre o bambu. É flexível a ponto de se dobrar com o vento, mas forte o suficiente para retornar à sua posição original. No management atual é o conceito de RESILIÊNCIA, coisa que eu já falava em 1985 sobre a dureza das rodinhas do meu skate.

4. DELEGAR: essa é barbada... não é sua competência, mas alguém da firma pode resolver? Delegue! Você não tem tempo e alguém pode resolver? Delegue! Peça para os outros tudo aquilo que você não pode (ou não tem tempo, competência...) para fazer. Lembre-se de não procrastinar. Se você centralizar suas ações, certamente irá deixar para fazer algumas coisas mais chatas mais tarde (ou nunca).

5. Eight-Hour Burn: Outro título de capítulo do livro "My Job Went To India", do Chad Fowler. Fala da prática de Extremme Programming, que significa algo do tipo: "seja produtivo nas oito horas do dia que lhe são de direito". Planeje seu dia para oito horas, faça em oito horas e não leve trabalho para casa ou fique depois do horário, pois isso significa que seu planejamento não foi feito corretamente!.

.: dicas

1. Mas como levar a cartelinha de Port-It? A dica é: use sua criatividade! Olhe como eu pendurei a minha na primeira página do bloco? Uma linha de pesca, um furo na cartela e se pá! Pronto!


2. E para que servem os clipes? Para receber ANEXOS!!! :D Assim como nos mails, você pode guardar os seus anexos recebidos no seu bloco e pode também utilizar clipes de acordo com as cores da urgência dos anexos!


3. Você precisa deixar um recado para alguém que não está em seu posto de trabalho? Leve junto, colado em uma das páginas finais, 1/3 desses bloquinhos de Post-It tamanho "recado" e utilize-o para colar na mesa do fulano! garanto que ele não vai esquecer de você! Mas pode não gostar e jogar o recado fora!


4. E as coisas que já fiz? Ficam lá me incomodando? NÃO! Assim que uma página (frente e verso) é cumprida, você deve removê-la do bloco e guardá-la em local seguro para seu histórico de apontamentos! Vai que um dia alguém lhe pergunte algo e você tenha que lembrar? Ou faça como eu: jogue-a fora!

5. Ah, a essa altura você já percebeu a dica de onde guardar uma caneta ou lapiseira sempre com seu bloco: presa pelo "clip" dentro da espiral do bloco! Sua caneta vira uma "stylus" graciosa! PS: pra quem não sabe, "stylus" é o nome de "mercado" das canetinhas que vêm acopladas nos dispositivos tipo PDA, originalmente o nome dado pelos aparelhos "Palm".

6. E para que servem as bandeirinhas azuis? São extras! Você pode utilizá-las para anotanções importantes, como contatos, e-mails de fornecedores ou colaboradores, ou coisas afins que NÃO são compromissos.

.: log

20.01.2008 - Publicação do Manual v.1.0

27.01.2008 - Inclusãao do sexto valor filosófico - "Eight-hour Burn".

27.02.2008 - Correção de bugs de sintaxe/semântica sobre CORAGEM.

20.01.2009 - Remoção da "filosofia right now": itens em vermelho são obviamente urgentes e não precisamos de uma filosofia para explicar! Voltamos a ter 5 valores filosóficos. Versão 1.1


.: voltar